Quem sou eu

Minha foto
Canindé, Ceará, Brazil
" Somos milhões de faces que dão a cara jovem ao Brasil. Somos socialistas porque, somos jovens e andamos abraçados com o futuro e a busca da felicidade - desejos que são diariamente frustrados nessa sociedade capitalista que não tem perspectiva e só nos oferece a desilusão e a exploração."

Pense Nisso!

“Nossa vocação nacional – de nos transformarmos em um país grande e forte, capaz de eliminar a miséria de seu povo, ser um elemento de paz num mundo conturbado, respeitar os seus vizinhos, exercer o poder sem violência, conquistar a riqueza sem injustiça”. (Castelo Branco)
domingo, 22 de maio de 2011

postheadericon Ato marca defesa do Rio Canindé

Projeto de lei, da vereadora Zeleide Araújo, prevê instituir o Dia Nacional da Consciência Ecológica em Canindé
Canindé Movidos pela temática da Campanha da Fraternidade de 2011, "Fraternidade e a vida no Planeta", a Paróquia de São Francisco das Chagas, neste Município, realiza hoje, a partir das 8h, o dia "D" em defesa do Rio Canindé, principal afluente do Açude São Matheus, que deságua no Centro da cidade.

A primeira concentração será na Quadra da Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, onde a vereadora Zeleide Araújo fará a leitura do projeto de lei que institui oficialmente em Canindé o Dia Municipal da Consciência Ecológica.

A segunda parada acontece na passagem molhada da Rua Antônio Neco. Já o terceiro ato será realizado na Ponte da Rua Joaquim Custódio. Depois, os defensores da natureza se deslocam para a passagem molhada da Rua Presidente Dutra.

Encerrando a manifestação, os participantes irão até a Ponte Velha, na Rua Raimundo Alconforado. O manancial nasce na Serra da Mariana em Itatira, corta os Municípios de Canindé, Caridade, Paramoti, Apuiarés e Pentencoste, para depois chegar ao Oceano Atlântico.

De acordo com o coordenador pastoral e paroquial, Fábio Soares, o objetivo do evento natural é sensibilizar a população para a preservação do Rio Canindé, principalmente no perímetro urbano, que tem sido tratado como depósito de lixo e esgoto. Segundo ele, o rio representa um patrimônio ambiental para o Município, como também para a população que pertencem à bacia do Vale do Curu.

"O Rio Canindé não é nosso depósito, onde colocamos tudo aquilo que não precisamos, lixos, entulhos, dejetos e outros resíduos que aos poucos vão acabando com a vida do rio e, consequentemente, com a nossa vida e da população e daqueles seres vivos que dependem do rio´´, alerta o coordenador da campanha, Fábio Soares.

O movimento se estende em três etapas. Na primeira haverá sensibilização, bem como conscientização. Já a segunda, uma campanha mais completa, e a terceira, um trabalho de canalização da rede de esgoto que corre para o rio.

"As agressões ao meio ambiente, a fome, a miséria, o sofrimento, em geral, são sempre causados por ações humanas e, muitas delas legais, de modo que matar, devastar, poluir, desrespeitar a dignidade e os direitos são considerados legais´´, enfatiza Fábio Soares.

Ele lembra ainda que a motivação para essa atitude de preocupação com o Rio Canindé é atribuída à espiritualidade ecológica, herdada do padroeiro da cidade, São Francisco das Chagas. "Nossa maior meta é enxergar com outros olhos o nosso rio, e isso nem sempre conseguimos por nossa conta. Por isso, é necessário que alguém nos ajude´´, conclama ele.

O pároco e reitor da Paróquia, frei João Amilton dos Santos, está entre os apoiadores da manifestação.

MAIS INFORMAÇÕES
Paróquia de São Francisco das Chagas, Praça da Basílica S/N - Centro, Pastoral Paroquial
Fábio Soares, (85) 3343.0017

0 comentários:

Mural de Recados